Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Polícia Federal prende prefeito de Juiz de Fora na Operação Passárgada

Por Michele Pacheco

Dia difícil! Fizemos duas pautas cedo e fomos acionados pela produtora Regina Ramalho para ir ao bairro Aeroporto, pois o prefeito Alberto Bejani estava sendo preso pela Polícia Federal. Corremos para o local e já encontramos por lá nossos colegas do jornal e da Tv Panorama, do jornal Tribuna de Minas e da Rádio Solar. Tinha cara de mais um dia de espera. E não deu outra! Chegamos por volta de nove e meia da manhã e só saímos ao meio dia. Sem muitos dados oficiais, cada um tratou de acionar suas fontes em busca de notícias.
A Polícia Federal enviou aos órgãos de imprensa o release sobre a Operação Passárgada.

Em Juiz de Fora, além da casa do prefeito Alberto Bejani, houve buscas na prefeitura, onde dois andares (gabinete e departamento de licitações) foram isolados pelos policiais. Ao todo, 500 policiais federais cumpriram 100 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal. Prefeitos, juízes, procuradores, assessores, advogados e lobsitas foram investigados durante oito meses. Eles são suspeitos de usar um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios. Segundo os policiais, os municípios em débito com o INSS contratavam sem licitação um escritório de advocacia que supostamente pertencia a um lobista. Ele oferecia vantagens a juízes e servidores da justiça em troca de pareceres favoráveis. O dinheiro conseguido no esquem era dividido com os prefeitos.

Com fome, calor e ansiosos por notícias, acompanhamos a chegada de mais repórteres, dessa vez dos jornais Estado de Minas e Hoje em Dia. A falta de imagens e a longa espera deixaram o Marcelo, da Tribuna de Minas, impaciente. Ele escalou uma árvore para ver se conseguia uma foto legal.
O esforço só serviu para passar o tempo e garantir alguns arranhões e muita sujeira na roupa.

Ao meio dia, o comboio com seis carros, um da Polícia Federal e os outros descaracterizados, saiu da casa e seguiu para a Delegacia da Polícia Federal. Nós fomos para a TV para as entradas ao vivo nos jornais de Belo Horizonte.

Por volta de duas da tarde, fomos para a delegacia render a equipe do Evandro Medeiros e do Marco Fagundes, que já estavam azuis de fome! Encontramos uma multidão do lado de fora. Entre gritos exaltados e xingamentos, eles se dividiam entre dar os parabéns à polícia e reclamar da demora na saída do prefeito. Achei curioso ver alguns partidários do Bejani no meio do bolo. Eles estavam quietos, acompanhando tudo e temendo fazer perguntas e ser linchados pela turma exaltada. Contaram que um homem apanhou simplesmente por dizer que o prefeito era inocente e iria provar isso.
Tinha um sujeito com uma caixa de fogos de artifício fazendo uma festa.

Mais espera! A todo momento alguém dizia que o Bejani estava saindo. E nada de sair.
O delegado Cláudio Nogueira, da Polícia Federal de Juiz de Fora, informou o que foi apreendido na busca na cidade. Foram 11 veículos, entre eles um caminhão, triciclos e carros de luxo.
Na casa do prefeito os policiais encontraram 1 milhão e 120 mil reais em dinheiro.
Foi preciso levar uma máquina de contagem de dinheiro para levantar a quantia certa.
A informação de que haveria mais 700 mil reais numa fazenda do suspeito não foi confirmada.
A Polícia Federal apreendeu também 4 armas, entre elas uma pistola 9mm, de uso exclusivo das forças de segurança nacional. Sem porte e registro dessa arma, Bejani vai ter que responder a processo.

Como sempre acontece em casos de espera, as equipes de reportagem ficam de um lado para o outro batendo papo e trocando informações.
Surge cada história!
De futebol a alianças políticas a gente fala de tudo.
O que não pode é ficar parado, senão dá um desânimo...

É claro que a turma fica de olho em tudo o que acontece.
É comum largar uma história pela metade, correr para se posicionar achando que vai acontecer algo importante e depois voltar ao papo.
Essa foto do Carlos Mendonça mostra bem o que é isso. Todo mundo lado a lado, de olho no fato.

São dele também as fotos que mostram os policiais preparando os carros do comboio para levar o prefeito Alberto Bejani para Belo Horizonte. Em volta, muitos jornalistas tentando um espacinho para fazer uma boa imagem ou tentar entrevista. Valeu pela contribuição, Carlos Mendonça!
Ao todo, segundo a polícia federal foram 14 prefeitos presos na Operação Passárgada. Juízes, procuradores e lobistas também foram presos. A investigação apontou que o esquema esvaziou os cofres públicos em cerca de 200 milhões de reais.

Um comentário:

Silvan Alves - Muriaé (MG) disse...

MIchele & Robson, parabéns pela excelente cobertura da prisao do prefeito de JF. Sei o quanto cansa um reporter esse tipo de reportagem. Parabéns também pela excelente audiencia do BLOG. Ta bobando. SILVAN ALVES MURIAE.