Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Dia de Santa Rita - a Santa das Causas Impossíveis

Por Michele Pacheco

O Dia de Santa Rita foi ontem. Mas, com o feriado de Corpus Christi, a comunidade do bairro Bonfim, em Juiz de Fora, onde fica a igreja com o nome da Santa das Causas Impossíveis, decidiu realizar a festa tradicional hoje. Fomos cobrir e encontramos a igreja toda decorada. Uma tenda foi montada no adro para abrigar as 20 mil pessoas esperadas durante todo o dia. As missas ficaram lotadas desde cedo. Muitos fiéis se emocionaram nas celebrações.

Do lado de dentro da igreja, houve fila para rezar diante da imagem da santa. Os devotos chegavam com rosas nas mãos para trocar por outras, bentas, no altar. A Aparecida Conceição Mateus era uma das responsáveis pela troca das flores. Ela contou que a tradição começou no leito de morte de Santa Rita. Doente, ela pediu a uma amiga que fosse buscar uma rosa no jardim da casa dela. Mas, era inverno na Europa e nenhuma flor sobrevivia no frio rigoroso, muito menos uma rosa. Mesmo assim, a mulher foi ao local indicado e encontrou uma rosa linda florescendo viçosa no jardim. Foi considerado um dos milagres da santa.

Santa Rita viveu no século XIV, foi casada e teve filhos, mas sempre desejou a vida religiosa. Quando o marido dela foi assassinado, os filhos ficaram revoltados e partiram em busca de vingança. Os dois morreram. Só então ela realizou o sonho antigo e foi freira até morrer. Canonizada pela igreja católica, é uma das santas de maior devoção em todo o mundo.

Além da tradição das rosas, os fiéis mantém outro hábito antigo. As mães fazem promessas quando os filhos têm problemas graves de saúde. Em troca de graças conseguidas, algumas passam a vestir as filhas com roupa idêntica à de Santa Rita. Encontramos na igreja a Luciana de Oliveira. A técnica em enfermagem contou que teve uma gravidez tranqüila, mas quando as gêmeas Tais e Tamires completaram nove meses de vida, os médicos diagnosticaram que elas tinham bronquite asmática. A mãe pediu socorro a Santa Rita e diz que foi atendida. Hoje, as meninas com seis anos de idade dizem não se importar de usar o hábito de freira na festa da santa.

As missas aconteceram de duas em duas horas desde as cinco da manhã. Nas barracas montadas no adro, eram vendidos objetos religiosos e rosas. A expectativa era de vender 2400 flores.
O dinheiro deve ser usado em obras da paróquia de Santa Rita.

Nenhum comentário: