Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 8 de junho de 2008

Avião derruba produtor da Globo News

Do blog TELEVISE
www.televise.blogspot.com

A TV Globo demitiu no dia 3 de junho o jornalista responsável pela divulgação, no canal pago Globo News, da falsa notícia de que um avião da empresa Pantanal Linhas Aéreas havia se chocado contra um prédio na zona sul de São Paulo.

Segundo informações da Folha de São Paulo, o jornalista demitido ocupava o cargo de produtor, mas era um "faz-tudo". Apurava, escrevia e editava reportagens.
O profissional também atuava como um editor-chefe informal de São Paulo do Jornal das Dez, da Globo News.
O jornalista teria recebido a "informação" da rádio-escuta e a passou para a redação do Rio de Janeiro, sede do canal, que a colocou no ar.
A falsa informação teria sido passada pela Defesa Civil.

Entenda o caso:
No dia 20 de maio, a Globo News divulgou a informação de que um avião da Pantanal Linhas Aéreas havia atingido um prédio em Moema. TVs, rádios e sites de notícia do Brasil e do exterior reproduziram a notícia sem checar.O erro foi corrigido cinco minutos depois, após a constatação de que era apenas um incêndio em uma loja de colchões.

Comentário:
A reprodução pura e simples de informações de outros veículos é que deve ser repensada. Quem reproduz deve, pelo menos, checar. Apurar é tarefa fundamental e primordial do jornalista. Simplesmente reproduzir não é jornalismo. Uma outra questão importante a ser amplamente discutida é o acúmulo de funções dos jornalistas. Contratado para exercer uma função, acaba exercendo todas. A FENAJ e os sindicatos dos jornalista e radialistas deveriam prestar mais atenção nessa questão.
Com a convergência das mídias, tem jornalista escrevendo para o jornal impresso, escrevendo para o site, gravando reportagem em vídeo para o site e recebendo apenas um salário, ou melhor, recebendo o piso salarial (que é uma vergonha).
Fiquem de olho!!!

Nenhum comentário: